GRAFITE

Bora la, agora vou falar para vocês do grafite, já estão todos acostumados com meus post's né?!
Primeiramente o que é grafite o que eu achei na internet: "O grafite contemporâneo consiste em uma forma de arte de rua em que os desenhos feitos com spray retratam ideias dos artistas e modificam a paisagem urbana. Esse tipo de arte é muitas vezes vista como poluição visual e vandalismo contra o patrimônio público."
Ou seja são aqueles desenhos que a gente vê nos muros, nos túneis e em outros locais pela rua, é a arte do povo digamos assim. Uma arte muitas vezes recriminada, pois muitos fazem esses desenhos em propriedades privada sem permissão o que é um crime, mas se feita no local correto é sim uma arte muito valiosa.
No meu ponto de vista é a arte mais liberal e mais libertadora, pois você pode desenhar o que sente, expressar suas emoções e todos podem ver. Tipo não tem uma regra de que os desenhos tem que ser assim ou não podem ter aquilo, é só você pegar uma lata de spray e desenhar o que te der na telha, se soltar.
Na minha escola por exemplo os diretores autorizaram e com a ajuda do professor foram feitos alguns desenhos nas paredes e ficou super legal. Então é isso sabe, o grafite é uma arte e que devia ser respeitada e mais pessoas deviam fazer como os diretores que autorizaram, não falo para deixarem pintar qualquer parede por ai, mas se tiver um canto lá sem graça e você nem da bola para ele, por que não deixa-lo mais moderno, mais criativo com um grafite?
Eu termino esse post com imagens do grafite feitas na minha escola, espero que vocês se inspirem :D e deixem nos comentários os grafites que vocês encontrarem pela rua.








OP ARTE

Da pop arte agora vamos para a op arte ou arte óptica. Aí você me pergunta, Oque é isso? E eu vou lhe responder nesse post. 

Então vocês já olharam para alguma imagem e do nada ela começou a se mexer tipo parecendo um vídeo ou até mesmo que ela ta viva? Então isso é o efeito da op arte. Os artistas usam as cores e algumas outras técnicas para dar esse efeito e o nosso cérebro não consegue codificar corretamente, e aí parece que você ta chapadão vendo coisas que estão fixas se mexendo, mas calma você não é anormal, isso acontece com todos ou quase todos que olham esse tipo de arte. 
Eu e meus colegas de sala fizemos um trabalho, que foi basicamente fazer uma obra com esse tema em uma cartolina e ficou bem legal, deu para entender melhor, no final eu coloco a imagem para vocês verem....
 Agora como de costume aqui vai  de uma forma mais artística o que é op arte. Op arte é um estilo artístico visual que utiliza ilusões óticas. Entenderam?!
Ta mas agora qual as características?! Poxa vai no google e procura... Não mentira vou contar para vocês quais são.
Uso de recursos visuais (cores, formas, etc.) para provocar ilusões óticas.
As imagens parecem ter movimento. 
Combinações de formas geométricas simples como, por exemplo, quadrados, retângulos, círculos e triângulos.
Em muitas obras, o observador deve se movimentar para visualizar os efeitos da pintura ou escultura. Desta forma, o observador participa ativamente.
Uso de linhas paralelas sinuosas ou retas.
Uso de poucas cores, sendo o preto e o branco as mais usadas.

Imagens ocultas que podem ser vistas somente de determinados ângulos ou através da focalização de determinadas áreas da obra. Contraste de cores.
Acho que dá mais ou menos para entender né?!E quem criou essa arte? Há quem criou foi um louco chamado Victor Vasarely - artista e designer gráfico, que é considerado o pai da op-art. Começou a fazer este tipo de arte na década de 1930.

Agora vou colocar o trabalho que eu e meus amigos fizemos e uma de Victor Vasarely, para vocês identificarem melhor ok?!
Autora: kariny Goulart 
Autor: Victor Vasarely



POP ARTE

Bom pessoal hoje vou escrever sobre três novos temas, agradeço ao meu querido professor de artes que passou essa atividade incrível.... Vamos la então, o primeiro tema é pop arte que mesmo que vocês não saibam o que é com certeza já viram e até já fizeram . 
o que seria a pop arte: A Pop Arte foi um movimento inspirado na cultura de massa, ou seja, popular, essa vertente transformava temas do cotidiano em obras, refletindo de maneira criativa e ácida os traços e contornos da sociedade de consumo.
Ou seja sabe aquelas fotos que você tirava ou já tirou e colocava aquele efeito de quatro quadros de fotos cada um com uma cor diferente? Então pop arte é mais ou menos isso, e também ela remete muito ao consumismo. Por exemplo a coca cola que é um dos produtos alimentícios mais adquiridos ou mais desejados, então os artistas pegavam a imagem da garrafa de coca ou qualquer coisa que remeta a marca e faziam de varias cores e vários estilos. 
De uma forma mais certinha a pop arte tem como característica a crítica irônica que fazia a sociedade, por meio dos objetos de consumo. Temas da publicidade, quadrinhos, ilustrações entre outros, eram constantemente utilizados como inspiração para compor sua trajetória no mundo das artes.
Impossível falar de pop arte sem citar Andy Wharhol, com uma visão irônica e ácida do mundo, ele costumava fazer serigrafias e retratos seriados sobre telas de mitos como Marilyn Monroe, Pelé, Elizabeth Taylor, Jacqueline Kennedy e Elvis Presley. O que possibilitou que ele mostrasse sua concepção da produção mecânica da imagem em substituição ao trabalho manual.
Marilyn Monroe, de Andy Wharhol

ARTE ABSTRATA - AINDA TEM MAIS

E ai pessoal, estamos de volta com mais um post. E como vocês já devem ter percebido o assunto continua sendo arte abstrata. Eu fico me perguntando, como um monte de rascunho pode ter regras e formas diferente se de fazer? E é sobre isso que vamos falar hoje, os tipos de arte abstrata.

Meu querido professor realizou um trabalho com a turma referente a esse tema e pediu para que a gente postasse no blog as imagens e postar sobre os dos tipos, que são o abstrato geométrico e o abstrato informal, como eu cheguei meio tarde no dia da explicação tive que pesquisar sobre o assunto, então vamos

lá. 

Vou falar primeiro da arte abstrata geométrica, que como o próprio nome já diz usa a geometria que seria os triângulos, círculos, quadrados e etc, isso tudo amontoado fazem sentido algum, esse em especial eu acredito que uma criança pequena teria alguma dificuldade de fazer, porém não seria impossível, há e não e só isso não, não é apenas botar as formas no papel, tem formas de colorir também, ou você usa as cores primarias ou você balanceia as cores para não ficar muito pesado de um lado e do outro ficar ofuscado.
E temos também a arte abstrata informal essa e a mais conhecida e aquela cheia de rabiscos, mas que também segue a regra das cores e o desenho tem que ser planejado também, pois não pode ter de mais de um lado e de menos do outro..... Ou seja como vocês podem ver, mesmo quando você esta afim de apenas fechar o olho e fazer uns traços você tem que planejar bem antes escolher como você vai pintar, como vai ficar a disposição na folha, ate você decidir tudo isso já encheu o saco e foi fazer outra coisa
kkkkk (apenas um toque pessoal). Agora falando sério, para quem achava que artes era fácil e que qualquer desenho seria uma obra prima.... Se enganou feio, e sinto muito em informar a queles que ainda estão no primário e a professora manda fazer um desenho livre, assim que vocês passarem para o ensino médio as coisas vão mudar, tanto arte abstrata quanto qualquer outra arte, tem historia e é isso que vocês vão aprender. Agora irei falar de um tema mega legal, ou seja, puxando um subtema dentro do tema principal, e o título é Neoplasticismo, seu criador e principal teórico foi Piet Mondrian. As cores e as formações são organizadas de maneira que a composição resulte apenas na expressão de uma concepção geométrica. Resulta às linhas verticais e horizontais e às cores puras (vermelho, azul e amarelo). O ângulo reto é o símbolo do movimento, sendo rigorosamente aplicado à arquitetura.



Agora algumas imagens para vocês visualizarem o que tudo isso que dizer.


Quadro: A linha Amarela; Autora: Kariny Goulart;Tema: Arte Abstrata Geométrico (Formal).





Quadro: Os Sons da Floresta; Autor: Rodrigo Vieira;Tema: Arte Abstrata Informal.



















(bibliografia: http://yourexit.wordpress.com/2013/04/09/abstracionismo-formal-e-informal/)

ARTE ABSTRATA

Entende-se por arte abstrata toda manifestação das artes plásticas, seja na pintura ou na escultura, na qual se desistiu da representação natural ou ilustrativa da realidade, para dar vazão a composições independentes dela. 
Com outras palavras arte abstrata são rabisco sem sentido nenhum onde o autor do mesmo coloca um significado qualquer. É a mesma coisa que fechar os olhos riscar o papel e dizer que o desenho representa o a confusão em que se encontra a humanidade, quando na verdade só representa que você é um péssimo artista.

Mesmo com o fato de que qualquer um possa fazer um quadro abstrato, tem muitos artistas que ganham dinheiro com essa arte, como por exemplo o pintor russo Kandinski que foi o pioneiro, na verdade pessoalmente eu como já havia dito antes acho que essa arte foi inventada por crianças que não tinham nada para fazer e começaram a rabiscar uma folha qualquer, mas se dizem que foi ele...

"Quando a arte abstrata surgiu no começo do século XX, provocou muita polêmica e indignação. A elite europeia ficou chocada com aqueles formatos considerados estranhos e de mau gosto".
Não podemos criticar a elite europeia por achar isso, até porque vocÊ também acharia estranho se alguém tentasse me vender por um preço abusivo o que até um macaco conseguiria fazer, não e mesmo?!

"Na arte abstrata o artista trabalha muito com conceitos, intuições e sentimentos, provocando nas pessoas, que visualizam a obra, uma série de interpretações. Portanto, na arte abstrata, uma mesma obra de arte pode ser vista, sentida e interpretada de várias formas."
ou seja, novamente está dizendo com palavras bonitas que e uma arte sem sentido algum, onde cada louco interpreta do seu jeito,



Autora: joaona 3 anos

Autor: François Debruce.